.

.
.

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE


BOM, MÉDIO OU MÁU CARÁTER, VEJAM AS CAUSAS, CONSEQUÊNCIAS E TIPOS DE TRANSTORNOS:


-Sabia que a personalidade humana é quase que totalmente formada durante a infância e adolescência? - Assim como quase tudo em nosso corpo é formado durante nosso crescimento! - Ao atingir a idade adulta, cada indivíduo estará com a personalidade praticamente formada, pouquíssimas coisas mudarão no caráter de cada um, ao longo da vida...

 -POR ISSO É QUE SABEMOS QUE DEPENDENDO DA CRIAÇÃO DO INDIVÍDUO, SERÁ FORMADO O SEU CARÁTER!
 SE UMA CRIANÇA / ADOLESCENTE É CRIADA NUM LAR CHEIO DE DISCÓRDIA, COM SEPARAÇÃO DE PAIS, BRIGAS, MAU EXEMPLO DOS PAIS OU DE PARENTES, OU A CRIANÇA É MAL TRATADA, APANHA MUITO, SOFRE FALTA DE ATENÇÃO E CARINHO...  SE A CRIANÇA É ABUSADA SEXUALMENTE, OU MORALMENTE... ENFIM, SE OS PAIS NÃO CRIAREM UMA CRIANÇA / ADOLESCENTE COMO SE DEVE CRIAR DE ACORDO COM OS PADRÕES MORAIS... SERÁ MUITO FÁCIL DE QUE ALGUMAS DESSAS PESSOAS, ADQUIRAM ALGUM TIPO DE TRANTORNO DE PERSONALIDADE, QUANDO SE TORNAREM ADULTAS... ATÉ BUYLINGS  CONTRIBUEM PARA ISSO...

 No dia a dia, percebemos PESSOAS QUE SÃO DIFERENTES, POR EXEMPLO; - PESSOAS QUIETAS DEMAIS,  OU QUE QUEREM CHAMAR A ATENÇÃO DEMAIS, PESSOAS BRIGUENTAS, PESSOAS QUE SE ACHAM DEMAIS, TÍMIDAS EM DEMASIA, PESSOAS QUE SE TORNAM BANDIDOS, PESSOAS ORGANIZADAS DEMAIS , PESSOAS MUITO PROMÍSCUAS (EX: MULHER QUE DÁ PRA TODO MUNDO),  ETC... PODE SER QUE ESSAS PESSOAS SOFRAM DE ALGUM TRANSTORNO... NÃO SE TRATA DE LOUCURA E SIM DE MÁ FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE, GERALMENTE POR ALGUM DOS MOTIVOS DESCRITOS...
SE VC FOI CRIADO NUM AMBIENTE SADIO, NA PRESENÇA DO PAI E DA MÃE, COMO MANDA O FIGURINO, A POSSIBILIDADE DE ADQUIRIR ALGUM TRANSTORNO É MÍNIMA... MAS INFELIZMENTE ALGUMAS PESSOAS NÃO OBTIVERAM ESSA SORTE E ADQUIRIRAM ALGUM TIPO DE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE..

CERCA DE 20 POR CENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL, SOFRE DE ALGUM TIPO DE TRANSTORNO (2 EM CADA 10),
SÃO VÁRIOS TIPOS DE TRANSTORNO, DENTRE ELES OS QUE MAIS SE DESTACAM SÃO O HISTRIÔNICO, O BORDERLINE,  O NARCISISTA,  E O PIOR DE TODOS NA MINHA OPINIÃO: - O ANTISSOCIAL ...

PESSOAS QUE SOFREM T.P. DIFICILMENTE SERÃO FELIZES, POIS SÃO DIFERENTES E FAZEM COISAS FORA DOS PARÂMETROS DA NORMALIDADE EXIGIDA PELA SOCIEDADE.. SOMENTE COM MUITO ESFORÇO E ATÉ TRATAMENTO... POIS PERSONALIDADE É MUITO DIFÍCIL (MAS NÃO IMPOSSÍVEL), DE SE MUDAR E PERSEGUE A PESSOA PELA VIDA TODA... SEJA PERSONALIDADE BOA OU RUIM (BOM OU MÁU CARÁTER).
depsicologia03062009
         PESSOAS QUE MUDAM DE HUMOR A TODA HORA, PODEM SOFRER DE ALGUM TIPO DE T.P.
                           
  VEJA OS TIPOS DE TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE MAIS COMUNS:
  • Transtorno de personalidade esquizóide ― Indivíduos isolados socialmente, não expressam ou vivenciam emoções como alegria ou raiva, frios emocionalmente, indiferentes e não fazem questão de manter laços afetivos com outras pessoas, sendo assim, vistos como independentes emocionalmente. São muito introspectivos, e muitas vezes não têm amizades. Não anseiam por tais relacionamentos e geralmente preferem viver sozinhos e isolados. (Não confundir com depressão nervosa grave.)
*CLIQUEM NOS LINKS, PARA VER MAIS DETALHES SOBRE OS TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE, CASO SE INTERESSEM (HÁ UMA DESCRIÇÃO MAIOR SOBRE CADA TIPO DE TRANSTORNO.
  • Transtorno de personalidade esquizotípica ― Pessoas com as mesmas características ao esquizóide, contudo, estão mais próximas à esquizofrenia. Desconfiados, alguns podem acreditar que têm poderes especiais, outros podem ser supersticiosos e cheios de "manias", sendo que geralmente possuem crença excessiva ou fanatismo religioso. Frequentemente participam de seitas excêntricas, ou acabam por se apegar excessivamente a alguma forma de "ocultismo" ou religiosidade, muitas vezes tornam-se fanáticos religiosos que passam a vida a "pregar" seus conceitos de forma exagerada, acreditando serem escolhidos por alguma entidade divina ou, ocasionalmente, acreditam sentir presença ocultas, ouvir vozes e chamados do além, entre outros comportamentos próximos às psicoses. (Não confundir com esquizofrenia)
  • Transtorno de personalidade paranóide ― São pessoas demasiadamente desconfiadas e paranóicas. Não conseguem confiar em outros, sempre alegam que vão ser passados para trás ou que estão tramando e conspirando algo contra ele. Em momentos de estresse, essas características tendem a piorar e são essencialmente rancorosos, com dificuldade em perdoar os erros e fracassos das outras pessoas. Atribuem isso sempre às supostas tramoias, conspirações, perseguições etc. São frios emocionalmente e podem se manter distantes às outras pessoas porque acreditam estar sempre sendo enganados, às vezes reagindo com hostilidade por motivos incompreensíveis aos olhos de outros. (Não confundir com esquizofrenia ou delírio.)

 PESSOAS DESCONFIADAS DEMAIS, PODEM SOFRER ALGUM TRANSTORNO DE PERSONALIDADE.
  • Transtorno de personalidade anti-social ― Indivíduos insensíveis, perversos, infiéis, não se importam com sentimentos alheios, são fingidos, mentirosos, frios emocionalmente, manipulam pessoas e situações para conseguirem bens materiais como o dinheiro ou simplesmente por prazer. São essencialmente sedutores, superficiais, gananciosos, interesseiros, egoístas, impulsivos, agressivos e, em casos mais graves, entram no mundo das drogas e alcoolismo, cometem crimes e delitos, sem sentir culpa ou remorso. Via de regra, têm comportamento extremo para conseguir seus objetivos, sendo que tendem a prejudicar sem culpa alguma, qualquer pessoa ou obstáculo que os atrapalhe conseguir seus planos. (Não confundir com Sociopatia)
  • PESSOAS BRIGUENTAS, PODEM SER ANTISOCIAIS.

  • Transtorno de personalidade histriônica ― São pessoas muito emotivas, hipersensíveis, exageradas, superficiais, emocionalmente instáveis, dramáticas, infantis, muito preocupadas com a aparência física (vaidosos) e com notável tendência a exigir excessiva atenção para si a todo momento. Caso contrário, sentem-se profundamente magoados, podendo expressar suas emoções de forma exagerada, como rompantes de choro ou raiva por coisa mínima. Geralmente vestem-se de maneira chamativa, sobretudo sexualmente provocante e costumam estar sempre à caça de elogios a respeito de sua aparência física. São muito manipuladores, controlando pessoas e circunstâncias para conseguir atenção. Fazem uso da manipulação emocional e sedutora, frequentemente vestindo-se de maneira chamativa, encantando e seduzindo outras pessoas. (Não confundir com Transtorno Afetivo Bipolar)
  • Transtorno de personalidade borderline ― Distúrbio comparável a uma "doença do amor", uma vez que seus sintomas tornam-se muito exacerbados quando apaixonam-se. São indivíduos muito inconstantes, exagerados, constantemente insatisfeitos, intolerante às decepções e frustrações, com pensamento extremista 8-80 (totalmente bom ou totalmente mau: não conseguem ver lado bom e ruim numa mesma pessoa ou situação), não conseguindo relacionar-se de maneira saudável com seus familiares e pessoas íntimas, tratando-nas frequentemente de maneira estúpida, agressiva ou rebelde. Quando apaixonam-se por uma pessoa, tratam-na como um deus, entretanto, à menor contrariedade ou sinal de rejeição percebida, acreditam erroneamente estar sendo ignorados e abandonados, tornando-se irritantes, insuportáveis e autodestrutivos passando drasticamente do amor idealizado para o ódio, tratando cruelmente o parceiro como um verdadeiro demônio, sendo assim, com notável tendência a terminar relacionamentos de forma raivosa. Essas relações íntimas são frequentemente intensas, mas caóticas e instáveis, terminando sempre em chantagens, manipulações, ameaças suicidas ou autodestrutivas. Essas pessoas têm profundos sentimentos de raiva e vazio crônico, são emocionalmente instáveis, com surtos de carência afetiva, mostrando-se também controladoras e muito ciumentas. Além disso, têm tendência suicida e, a fim de se libertar do sentimento de vazio e rejeição, podem engajar-se em comportamentos compulsivos como auto-mutilação, comer compulsivamente, gastos em excesso etc. São irritadiças quando estão com pessoas muito íntimas e se sentem merecedoras de cuidados e atenção especial a todo momento. Muitas vezes não conseguem controlar fortes emoções como a raiva. Sentem-se sempre mal amados, rejeitados e ignorados por motivos banais, o que causa um gatilho para agressividade e manipulações. São pessoas manipuladoras, uma vez que temem ser rejeitados em seus relacionamentos amorosos, fazendo esforços totalmente desproporcionais para evitar o abandono. (Não confundir com Transtorno Afetivo Bipolar)
PESSOAS QUE SOFREM DE T.P. TEM CIÊNCIA DO PROBLEMA, MAS DIFICILMENTE PROCURAM AJUDA , PELO CONTRÁRIO: -EM 90 POR CENTO DOS CASOS FAZEM QUESTÃO DE ESCONDER O PROBLEMA, POIS SE ACHAM AS PESSOAS MAIS CERTAS DO MUNDO.. ISSO TRÁS GRANDES PREJUÍZOS PARA A PRÓPRIA PESSOA E PARA AS PESSOAS QUE CONVIVEM COM ELA,  GERALMENTE ACABAM SOZINHAS E MAL AMADAS, POIS QUASE NINGUÉM ÀS AGUENTA POR MUITO TEMPO.
PESSOAS QUE GOSTAM DE CHAMAR A ATENÇÃO DEMAIS, PODEM SER HISTRIÔNICAS..
  • Transtorno de personalidade narcisista ― Pessoas arrogantes, orgulhosas e que se acham superiores e mais especiais que os outros. De primeira, esses indivíduos passam uma grande impressão de que são metidos, egoístas ou antipáticos, demonstram pouca empatia para com os outros, não se importam com sentimentos alheios e podem ser frios emocionalmente. Quase sempre se acham "os melhores", "os mais lindos", "os mais ricos" etc. e exigem ser atendidos pelos melhores médicos, pelos melhores professores e outros "melhores" profissionais por causa de seu sentimento de superioridade. Diferentemente do histriônico, narcisistas podem se cuidar em excesso (vaidosos) para mostrar às outras pessoas o quanto são mais "bonitos" e anseiam por elogios não para receber atenção, mas apenas para mostrar que são supostamente superiores às outras pessoas. (Não confundir com psicopatia)
  • O NARCISISTA SE ACHA DEMAIS!
  • Transtorno de personalidade dependente ― Pessoas muito dependentes emocionalmente e fisicamente, sempre dependendo de outras pessoas para fazer qualquer coisa. Notavelmente carentes, elas não conseguem viver só e estão sempre à procura de um relacionamento íntimo para se manter dependente. Com frequência, são submissos às pessoas por quais mantêm um laço afetivo, podendo demonstrar muita empatia ou altruísmo por outras pessoas e pouca preocupação consigo mesmo. Não costumam contrariar as outras pessoas e emoções como raiva e desgosto frequentemente são reprimidas e disfarçadas, pois têm medo excessivo em magoar o outro. Com medo da perda e abandono, esses indivíduos pensam muito mais nas outras pessoas do que em si, deixando de fazer coisas que gostam, para satisfazer aos outros. Eles são propensos a envolverem-se em relacionamentos perturbadores, com tendências sadomasoquistas, muitas vezes aceitando atitudes abusivas contra si. Por isso, a insatisfação é constante e o sentimento crônico de tristeza é comum nessas pessoas, uma vez que tornam-se pessoas excessivamente submissas aos outros, muitas vezes deixando-se ser vítimas de maus tratos por parte de outras pessoas por quais mantêm dependência. Geralmente, possuem medo de machucar o outro e têm dificuldade em romper tais relacionamentos. Quando terminam, sentem-se culpados e frequentemente partem desesperadamente em busca de um novo relacionamento. (Não confundir com distimia)
  • Transtorno de personalidade esquiva ― Indivíduos que são excessivamente tímidos, com grande ansiedade na vida social, sendo que frequentemente carregam um sentimento de inferioridade em relação às outras pessoas. Via de regra, têm uma baixa auto-estima e temem serem ridicularizados ou criticados em público. Na realidade, anseiam contato íntimo entre as pessoas, mas com medo de serem ridicularizados, envergonham-se e se isolam socialmente. Eles podem evitar festas, lugares cheios de pessoas e outras ocasiões sociais que poderão ser o centro das atenções, sendo que muitas vezes não têm amigos. Por vezes, carregam grande sofrimento pois têm uma grande vontade de se relacionar com outros, mas não conseguem por conta da vergonha e timidez excessiva que enfrentam ao deparar-se com outras pessoas. (Não confundir com depressão nervosa grave, fobia social e transtorno de ansiedade generalizada.)
  • PESSOAS MUITO TÍMIDAS, PODEM SOFRER DE ALGUM TIPO DE TRANSTORNO DE PERSONALIDADE.
  • Transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva ― São pessoas teimosas e inflexíveis, excessivamente organizadas, temendo descuidos, desorganizações, sujeira ou qualquer outra forma de "bagunça". Elas primorizam o correto e organizado, podendo gastar muito tempo trabalhando, estudando ou limpando, deixando de lado relacionamentos, diversão e lazer. Além disso, elas tendem a fazer seus deveres a sós porque temem que outras pessoas não irão fazer corretamente. Nos seus relacionamentos, eles podem ser um pouco distantes ou isolados e aparentar frieza emocional. Com frequência têm dificuldade em desfazer-se de velharias e coleções, podendo acumular muitos utensílios, móveis e objetos antigos. Via de regra, se sobrecarregam em suas atividades, algumas vezes desenvolvem compulsão desenfreada para o trabalho. (Não confundir com Transtorno obsessivo-compulsivo [TOC])

FONTE: João Paranista - http://joaoparanista.blogspot.com.br/2011/06/transtorno-de-personalidade-esquizoide.html